Você já ouviu falar de alimentos termogênicos? O nome pode parecer estranho, mas os resultados que eles proporcionam ao organismo são surpreendentes! Ao ingeri-los, nosso metabolismo se acelera e funções vitais como respiração, produção de hormônios e equilíbrio da temperatura têm melhor desempenho.
Isso acontece porque esses alimentos exigem do organismo mais energia para serem digeridos, o que intensifica a queima de calorias, explica a nutricionista Luana Stoduto. Dessa forma, há a redução de dois tipos de gordura no sangue – triglicerídeos e colesterol – e da taxa de glicose na corrente sanguínea. A saúde agradece: diminuem os riscos de problemas cardíacos, hipertensão e diabetes.
“O que difere esses alimentos dos normais é a presença de elementos como ômega 3 e vitaminas E e C. E são eles os responsáveis por turbinar o metabolismo”, diz Luana. E não é preciso perder muito tempo garimpando raridades nas prateleiras: há várias opções simples e que já fazem parte da nossa mesa no dia a dia. Vital selecionou algumas para você:
peixes como salmão, sardinha e bacalhau;
guaraná em pó, chá verde ou café (ingeridos com moderação);
brócolis, laranja, mostarda, acelga, kiwi, couve e aspargos;
condimentos como gengibre e canela;
pimenta vermelha e pimentões.
De acordo com a nutricionista, com exceção do café e do bacalhau, todos esses alimentos também são ricos em antioxidantes, o que ajuda a retardar o envelhecimento, e têm influência benéfica sobre a imunidade.
fonte: portal vital